Saidinha de fim de ano põe quase 40 mil detentos nas ruas em SP

Saidinha de presos está prevista na Lei de Execuções Penais (FOTO: Reprodução web)

Por determinação legal, 37.947 detentos do regime semiaberto que tiveram bom comportamento na cadeia estão ganhando as ruas nesta 6.a feira (23), só no Estado de SP. Na Penitenciária de Marília, por exemplo, 643 detentos foram beneficiados com a saidinha. Eles vão ficar 12 dias fora da prisão, com previsão de retorno apenas no dia 3 de janeiro.

A medida está prevista na Lei de Execução Penal e as datas são determinadas pela Justiça. Presos que cumprem os requisitos legais têm direito a cinco saidinhas por ano, entre elas no mês das mães, crianças e Natal. Somente uma minoria deles é monitorada com tornozeleiras eletrônicas, por absoluta falta de estrutura do Estado, o que facilita a fuga.

Após a última comemoração do Ano Novo, mais de 1.600 detentos não retornaram para as unidades prisionais; muitos daqueles beneficiados com as saidinhas voltam a delinquir, se envolvendo principalmente com roubos e tráfico de drogas. O objetivo da lei é ajudar no processo de ressocialização dos detentos.

HORAH – Informação é tudo