Ambientais flagram tamanduá atravessando rio e acham trator furtado

Policiais Ambientais de Lins tiveram semana agitada e surpreendente. Durante patrulhamento náutico da Operação Piracema pelo Rio Dourado, na região de Lins, deram de cara com um animal atravessando o rio a nado; se aproximaram com o motor desligado para não assustá-lo e se surpreenderam quando notaram se tratar de um tamanduá-bandeira, espécie já completamente extinta na América Central e incluída no Livro Vermelho de Fauna Ameaçada, do Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

Exuberante, o tamanduá-bandeira tem olfato aguçado para localizar suas presas, que são formigas e cupins, mede em torno de 2,20 metros e pesa 45 kg quando adulto. Segundo a Polícia Ambiental de Lins, o animal visto no Rio Dourado concluiu a travessia das águas, subiu o pequeno barranco e se embrenhou na mata, seguindo no habitat natural.

Tamanduá é mamífero, não tem dentes e se alimenta de formigas e cupins (FOTO: Reprodução WWF)
Trator encontrado em canavial de Getulina (FOTO: P. Ambiental)

TRATOR – Também nesta semana os policiais localizaram um trator e duas adubadeiras que haviam sido furtadas de fazenda de Getulina, região de Lins. O veículo e os equipamentos estavam escondidos no meio de um canavial a 6 quilômetros de distância do local do furto. Os policiais seguiram o rastreador que indicou a localização do trator, que, recuperado, foi devolvido ao proprietário; outro trator furtado da mesma fazenda, continua desaparecido.

HORAH – Informação é tudo