Santa Casa entrega prêmios para participantes do concurso Mãos Criativas

Equipe do SND ficou em 1.o lugar no concurso (FOTO: Ass. Impr./Sta. Casa)

Iniciativa do Núcleo de Segurança do Paciente, Time de Higienização das Mãos e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a Santa Casa de Marília premiou participantes do concurso Mãos Criativas durante café da manhã especial. Os trabalhos foram expostos em tenda montada próximo à entrada dos funcionários do hospital, dia 3, e a comissão julgadora escolheu três dos 14 trabalhos.

O grande objetivo foi usar a criatividade para desenvolver obras de estímulo à intensificação da higienização das mãos com procedimentos adequados e, acima de tudo, demonstrando a importância de se evitar infecções no ambiente hospitalar. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do hospital, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) ficou com o 1.o lugar; a Ala D (internação SUS), em 2.o; e a UTI Cardiológica/REC, em 3.o.

Cestas com doces foram entregues aos grupos de colaboradores mais bem colocados no concurso, durante o café da manhã promovido no salão de reuniões da instituição nessa 5.a e 6.a feira, respectivamente dias 23 e 24. “Caixa com luz de neon identificou os possíveis micro-organismos existentes nas mãos dos participantes da ação; o Scanner Mãos Limpas também foi desenvolvido, além de torneiras com expositores demonstrando as maneiras corretas de higienizar as mãos”, diz a nota da assessoria.

Higienizar as mãos corretamente é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções. Aliás, recentemente o termo ‘lavagem das mãos’ foi substituído por ‘higienização das mãos’ por causa da maior abrangência desse procedimento. “O termo engloba desde a higienização simples até a antissepsia cirúrgica das mãos”, acrescenta o hospital, observando que a higienização das mãos no ambiente de saúde tem até data mundial: 5 de maio.

ABAIXO, mais grupos premiados:

Tenda em que os trabalhos foram expostos (FOTO: Ass.Impr./Sta. Casa)