Saúde – 1º CASO DE SARAMPO NA CIDADE É DE HOMEM QUE MORA NA CAPITAL

A erupção de manchas avermelhadas pelo corpo é sinal característico do sarampo (FOTO: Reprodução Internet)

Marília – Está confirmado: um homem que mora na Capital é o 1º a apresentar sintomas de Sarampo na cidade. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Marília, divulgada nesta 2ª feira (5). Os bloqueios para evitar o avanço da doença já foram adotados. Boletim da vigilância aponta ainda mais 11 casos suspeitos, que aguardam confirmação por exames.

DE PASSAGEM – O homem com Sarampo teria contraído a doença na Capital e passado por Marília em julho, quando procurou atendimento médico. Até o momento, o Estado fez o registro de 632 casos positivos de Sarampo, a maioria na Capital.

AÇÕES – Toda vez que há um caso suspeito, os serviços de saúde entram em ação para bloquear o avanço do Sarampo, doença provocada por vírus altamente transmissível, que passa de pessoa para pessoa pela tosse, espirro ou simples respiração. Primeiro são identificadas as pessoas que tiveram contato com o doente, que, depois, são vacinadas e ficam sob observação de possíveis sintomas.

CASOS – Em 2016, Marília contabilizou 8 casos suspeitos e nenhum positivo para Sarampo; em 2017, 3 suspeitos, todos igualmente negativos; ano passado, 10 suspeitos e, novamente, nenhum confirmado.

HORAH – Você sabe das coisas