Saúde intensifica ações preventivas e bloqueios para conter dengue em Marília

Saúde intensifica ações de combate à dengue em Marília (FOTO: Divulgação)

Agora sob o comando da médica Paloma Libanio, a Secretaria da Saúde está intensificando as ações preventivas e os bloqueios em regiões específicas de Marília para conter o avanço da dengue. O mosquito transmissor da doença se reproduz nesse período de calor e de mais chuva, daí a preocupação.

Dados oficiais do dia 6 indicam que na semana epidemiológica nº 1, que foi de 29/12 do ano passado ao dia 4 deste mês, a Vigilância Epidemiológica registrou 26 casos de dengue. Felizmente, não teve registro de morte. Em nota à imprensa, a assessoria da Prefeitura informou que “o monitoramento e a notificação ativa desempenharam papel fundamental para a rápida identificação dos casos” da doença.

Paloma Libanio reforça a necessidade de medidas preventivas tanto pelo município quanto pela população, como evitar acúmulo de água parada, limpar quintais e colaborar com o trabalho das equipes de controle que visitam casa a casa. A Saúde também oferece orientações em todas as unidades de saúde municipais para esclarecer a população.

A pulverização com bomba costal será intensificado no bairro Aniz Badra. “Nosso cronograma está adiantado em relação à previsão inicial”, disse Vivian Funai, enfermeira da Vigilância Ambiental. Além disso, continua na cidade inteira o bloqueio de controle de criadouros com remoção de possíveis criadouros do mosquito da dengue e colocação de larvicida.

No sábado 11, cerca de 20 servidores da Saúde vão fazer ação de bloqueio no Marajó (zona sul) e Firenze (oeste). Além de pedir a colaboração dos moradores, a Saúde pede que qualquer denúncia sobre criadouros do mosquito seja feita à Ouvidoria, inclusive por meio de fotos e vídeos. A Ouvidoria atende à rua 4 de Abril, 41-centro ou pelo WhatsApp (14) 3402-6000, opção 10.

HORAH – Informação é tudo