As primeiras apurações feitas após o gravíssimo acidente com o avião Cessna Citation prefixo PR-GFS na manhã desta 5.a feira 9 em Ubatuba, no litoral paulista, indicam que a aeronave precisava de mais pista para conseguir pousar em segurança. Ainda mais nas condições meteorológicas “degradadas, com chuva e pista molhada” do momento do acidente, conforme comunicado da concessionária Rede VOA, responsável pela administração do aeroporto de Ubatuba.
O piloto morreu, preso entre as ferragens, e quatro pessoas da mesma família que eram transportadas pela aeronave ficaram feridas, sendo um casal e dois filhos. A concessionária do aeroporto informou que há duas cabeceiras de pouso/decolagem e que o Cessa utilizou a pista que tinha disponível somente trecho de 560 metros para uso, metragem insuficiente para tocar o solo e pousar em segurança. O avião teve de subir novamente, cruzou uma avenida à beira mar e explodiu na faixa de areia da praia do Cruzeiro.
Segundo manual do Cessna Citation, o avião precisaria no mínimo de 838 metros de pista e menor peso transportado possível para conseguir pousar nas condições climáticas de hoje.
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