SAÚDE – Marília confirma 53 casos de dengue no ano e alerta para avanço da doença no período chuvoso

A temporada de chuva começou e Marília está alertando a população para o avanço de doenças como a dengue, transmitida por mosquito que se reproduz em água parada. Boletim da Saúde confirma 53 casos da doença no ano e 2 da febre chikungunya. Em nota, a Prefeitura informou que as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti estão sob controle por causa de “ações ininterruptas” das unidades de saúde, Divisão de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica.
Com a chuva é comum aumentar o risco de transmissão dessas doenças, exigindo redobrar a atenção com os possíveis criadouros do mosquito. “Qualquer recipiente com água, por menor que seja, pode ser propício para a fêmea por seus ovos e iniciar o ciclo de vida do vetor”, explicou Rafael Colombo, supervisor de saúde. “O que precisamos fazer é não deixar o mosquito nascer, forma de prevenção que depende de todos nós”.

AÇÕES – Marília conta com Plano de Contingência para o Enfrentamento ao Aedes, instrumento estratégico atualizado anualmente e acompanhado pela Sucen. Objetivo é manter as doenças endêmicas sob controle. Para essas ações houve a contratação de mais de 90 servidores efetivos em 2017 para fortalecer o quadro de Agentes de Controle de Endemias. Além disso, o Município mantém contrato com empresa especializada para reforçar o trabalho de campo. Qualquer informação sobre locais suspeitos de terem focos do mosquito pode ser levada à Divisão de Zoonoses pelo telefone 3401-2054 ou nas unidades de saúde.

(FOTO: PMM/Divulgação – Técnico orienta morador sobre o combate a criadouros do mosquito da dengue)

No HORAH Notícia