192 atendimentos foram realizados em setembro pelo mutirão oftalmológico na Santa Casa de Marília, iniciativa da Prefeitura para atender crianças e adolescentes em idade escolar. Desses, 44 pacientes tiveram indicação para óculos e os receberão de graça. Faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria entre as secretarias da Educação e Saúde. O trabalho continua.
As consultas são feitas aos sábados, quando os alunos são submetidos a exame de acuidade visual e se tiver necessidade de óculos já passam por equipamentos que definem o grau das lentes. O programa está atendendo média de 70 pacientes/semana. “É um exame rápido, feito por equipe qualificada e sem filas. Outra vantagem é que nenhum paciente atendido precisará se preocupar em comprar óculos”, observa Fernanda Cavalhieri, enfermeira responsável pelo programa Saúde da Criança.
FALTAS – Como em todo mutirão, muitos pacientes agendados não aparecem para a consulta. Nesse caso, foram 315 crianças e adolescentes agendados e 192 comparecimentos, o que resulta em 39% de faltosos. “As pessoas precisam aproveitar essa oportunidade”, destaca a enfermeira Fernanda.
(FOTO: PMM/Divulgação – Mutirão para exames de vista é parceria da Educação com a Saúde em Marília)
HORAH
Informação e Prestação de Serviço