SAÚDE REORGANIZA UNIDADES NA PANDEMIA E NEGA FECHAMENTO: “É FAKE NEWS”

SECRETÁRIO DA SAÚDE CÁSSIO PINTO JR E, AO FUNDO, O VICE-PREFEITO CÍCERO DO CEASA NA APRESENTAÇÃO DO NOVO MODELO QUE PRIORIZA O CIDADÃO, A FAMÍLIA E A COMUNIDADE (FOTO: Divulgação/PMM)

“A Secretaria da Saúde não está fechando nenhuma Unidade Básica de Saúde (UBS), mas, sim, realizando um projeto-piloto de transformação de unidades para dar mais assistência e atendimento ampliado à população”, justificou a Prefeitura de Marília, em nota, após ter espalhado nas redes sociais a informação do fechamento de postos de saúde na cidade. A experiência-piloto ocorreu na UBS Bandeirantes, escolhida pelo quantitativo populacional que atende – equipe da Saúde da Família passou a trabalhar junto com a da UBS para um cuidado mais amplo e próximo das pessoas.

“Não acredite em fake news, nenhum posto de saúde será fechado em Marília. Jamais faríamos isso, ainda mais em plena pandemia”, afirmou o prefeito Daniel Alonso. O que está havendo, na verdade, é uma reorganização para atender pacientes de Covid-19. Sete postos vão ficar exclusivos para esse atendimento, que começa na 2ª feira (8): UBSs Nova Marília, Cascata e São Miguel; USFs Argolo Ferrão, Castelo Branco, Santa Antonieta III Liliana e Jardim Maracá.

De acordo com a Secretaria da Saúde, essa reorganização está sendo feita por critérios técnicos, levando em conta o movimento de pacientes e o cenário epidemiológico da Covid. Para atender pessoas contaminadas pelo coronavírus, mas que não apresentam sintomas da doença, foram reservadas 26 unidades de saúde: USFs Santa Augusta, Parque dos Ipês, Vila Real, Toffoli, Vila Hípica, Santa Paula/Marajó (2 equipes), Jóquei, Jardim Marília, Altaneira, Vila Nova, Vila Barros, Jânio Quadros, Aniz Badra, Figueirinha/1º de Maio (2 equipes), Parque das Nações, Jardim Julieta/Santa Antonieta III, Padre Nóbrega I e II (2 equipes), Vila Nova Maracá e Jardim América 4; e UBSs Planalto, Costa e Silva, Chico Mendes, Alto Cafezal, Bandeirantes, São judas e Santa Antonieta.

Unidades de saúde foram reorganizadas para o atendimento da população na pandemia da Covid (IMAGEM: Divulgação/PMM)

A reestruturação incluiu ainda unidades para monitoramento de pacientes, que são as seguintes: UBS JK e USFs Jardim Cavallari, Jardim Teruel, Três Lagos, Palmital, Aeroporto, Novo Horizonte e Jardim Renata. Por fim, há também as unidades mistas para atendimento de assintomáticos e pessoas que apresentam sintomas da doença: USFs CDHU/São Bento, Santa Helena, Flamingo e dos distritos de Lácio, Dirceu, Rosália, Avencas e Amadeu Amaral.

HORAH – Informação e Prestação de Serviço