SECRETÁRIO NEGA CORTE DE VAGAS PARA DEFICIENTES NA AMAI; polêmica continua

Rafael Teixeira explica que Chamamento Público não destina vagas para nenhuma entidade, especificamente (FOTO: Reprodução)

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO, ENTRETANTO, OFERECE 110 VAGAS NO TOTAL – segundo a entidade, 45 a menos

 

Secretário da Assistência Social, Rafael Vômero Teixeira negou ter havido corte na quantidade de vagas para atendimento de pessoas com deficiência em 2022, assim como redução da transferência de recursos. “Muitas coisas não condizem com o que realmente está acontecendo”, afirmou, referindo-se a declarações do presidente da AMAI (Associação e Movimento de Assistência ao Indivíduo Deficiente), Dagoberto Alasmar, que também preside o Conselho da Pessoa com Deficiência de Jaú. A reportagem foi publicada por HORAH, ontem (5).

Dagoberto se apoia no Edital de Chamamento Público nº 04/2021, de 20/12, para definir parcerias de cooperação com organizações da sociedade civil (OSC), lançado pela Assistência Social, que disponibiliza 110 vagas para atendimento a pessoas com deficiência, idosos e autistas, dentre outros. “Atualmente são 155, o que significa que perdemos 45 vagas, sendo que a cidade não deixou de ter 45 deficientes do ano passado para este”, observou Dagoberto. Com essas vagas a menos, cai também o repasse de valores previsto para a entidade. Contudo, o secretário Rafael disse que “nenhuma entidade é beneficiada pelo Chamamento Público, não havendo vagas (específicas) para A, para B ou para C”.

Dagoberto contou com apoio da comunidade para manter AMAI em 2021 (FOTO: Reprodução/Arquivo Amai)

Rafael destacou que a AMAI poderá participar, “caso se encaixe no perfil” do Edital, e que a destinação de recursos per capita aumentou de R$ 330 para R$ 520 para 2022. Ele também fez questão de lembrar que “a atual diretoria da AMAI é idônea, mas infelizmente as anteriores não tinham suas contas aprovadas”, ficando de fora do serviço público. Outra reclamação de Dagoberto, de que tentou e não conseguiu discutir o assunto com a prefeitura, o secretário ponderou: “Aqui os telefones e as portas estão sempre abertos e a gente atende quem nos procura com o maior prazer”.

Segundo o Chamamento Público, as propostas de trabalho de cada entidade interessada devem ser encaminhadas até dia 24; elas serão avaliadas tecnicamente até o dia 31; a divulgação preliminar dos resultados está estimada para dia 1º de fevereiro; e o prazo para recursos e contestações se estenderá pelos próximos 5 dias. VEJA MAIS na matéria disponível no link – SEM AVISAR, PREFEITURA REDUZ VAGAS E COMPROMETE ATENDIMENTOS DA AMAI

HORAH – Informação é tudo