Secretários ouvem queixas de coletores e recolhimento do lixo volta até segunda ordem

Após conversa com secretários municipais, coletores decidiram suspender greve (FOTO: HoraH)

Durou apenas algumas horas a greve decretada por unanimidade pelos 60 coletores de lixo de Jaú no final da madrugada desta 2.a feira (20), como HORAH já noticiou. Sem resposta oficial do Poder Público ao ofício protocolado semana passada pelo sindicato da categoria, os trabalhadores haviam decidido colocar nas ruas apenas 30% dos 10 caminhões coletores e recolher o lixo somente dos locais considerados essenciais, como hospitais, clínicas e farmácias. Mas voltaram atrás.

Assim que a notícia da greve se espalhou nas redes sociais e a população começou a reclamar do lixo acumulado nas ruas, os secretários do Meio Ambiente Giovani Fabrício, e de Governo, Paulo Ivo, foram ao Ceprom falar com os coletores. “Eles ouviram as queixas dos coletores, que falaram dos caminhões que vivem quebrando, da falta de EPIs e das perseguições; prometeram tomar providências; garantiram que o coletor punido não será transferido de local, como foi anunciado – embora ele esteja de férias, agora -; e os coletores decidiram voltar ao trabalho, dando mais esse voto de confiança”, explicou o sindicalista Edenilson de Almeida.

Nas redes sociais, alguns coletores se manifestaram também justificando que voltaram ao trabalho “por causa do carnaval”, para não deixar o lixo acumular tanto na cidade, mas que estão monitorando a situação e, principalmente, o que foi prometido pelos secretários. “Melhor assim, porque a cidade vai ficar limpa, ainda mais durante esse período de carnaval e feriado que acumula mais lixo ainda. Tomara que cumpram o que foi prometido e que seja dada uma resposta positiva aos coletores até o final da semana, parando também com as perseguições aos funcionários”, avaliou o vereador Chupeta, que acompanhou a assembleia na madrugada de hoje e comentou a volta ao trabalho para o HORAH, depois.

HORAH – Informação é tudo