A pandemia de coronavírus fugiu do controle das autoridades municipais de Jaú e os números registrados nos últimos 8 dias são absolutamente galopantes. Boletim epidemiológico divulgado o final da tarde desta 3ª feira (12) bateu em 89 casos confirmados de Covid-19 na cidade, 147,2% a mais do que no dia 4, quando eram 36. Para ter ideia da gravidade da situação, em apenas 24 horas houve um salto de 19 casos.
Além da escalada geométrica dos casos positivos da doença – 36 no dia 4, 57 no dia 6, 70 no dia 11 e hoje, 89 –, o boletim divulgado pela Prefeitura ainda registra mais uma morte de paciente de Jaú, aumento para dois casos na cidade. Isso sem falar na quarta morte de pacientes de outras localidades encaminhados para tratamento em Jaú. O número de casos suspeitos está em 22.
NINGUÉM FALOU – Não houve pronunciamento de qualquer autoridade sobre os novos e preocupantes números da Covid-19 em Jaú, o que vai se tornando uma regra dos últimos dias. Extraoficialmente, porém, é forte o comentário de que o prefeito Rafael Agostini não descarta adotar o lock down em ruas e avenidas para tentar aumentar a taxa de isolamento social, muito baixa ultimamente. Reabrir o comércio e retomar a economia, mesmo que gradualmente, como já fizeram outras cidades, ao menos por enquanto, estaria fora de cogitação.
ISOLAMENTO EM QUEDA – O monitoramento diário feito pelo Governo do Estado sobre o isolamento social em todos os municípios indicou apenas 47% na 2ª feira (11) em Jaú e, dia 8, taxa ainda mais baixa, de somente 44%. No domingo (10), Dia das Mães, o índice foi de 54%. Prova de que o Sistema de Monitoramento Inteligente (SMI) deve ser observado com atenção é a quantidade cada vez maior de pessoas nas ruas da cidade, inclusive esgotando vagas de estacionamento na área central.
HORAH – Você bem informado