Será? – NINGUÉM AFIRMA OFICIALMENTE, MAS TARIFA DOS ÔNIBUS PODE SUBIR NOS PRÓXIMOS DIAS

Serviço de transporte coletivo em Marília deixa a desejar e, em muitos pontos, falta cobertura e assentos para usuários: desrespeito (FOTO: HoraH)

 

  • Tarifas dos ônibus urbanos podem ser reajustadas em Marília (FOTO: G1)

Os ônibus continuam superlotados nos horários de pico, transportando passageiros feito sardinhas em lata, há queixas recorrentes sobre itinerários e outros problemas com o transporte coletivo, mas mesmo assim as empresas que operam em Marília devem ter a tarifa reajustada. Uma decisão é aguardada para esta 6a feira (1). Texto de assessoria de imprensa, provavelmente das próprias empresas e divulgado com características de matéria paga, informa que as negociações com a Prefeitura foram retomadas.

Viação Sorriso e Grande Bauru, que aqui opera sob o nome de Grande Marília, reclamam da tarifa de R$ 3 congelada há 4 anos – na atual gestão não foi autorizado nenhum reajuste. O texto compara cidades do porte de Marília onde a passagem do ônibus já está em R$ 4 ou mais. E ameaça com um “colapso iminente” do transporte coletivo que põe em risco “até 50 mil passageiros” conduzidos diariamente – curiosamente, quando pediu reajuste tarifário, a AMTU, associação que representa as empresas, alegou que o edital de licitação mentiu ao citar 40 mil passageiros/dia, quantia não alcançada na cidade.

HORAH fez contato com a assessoria da AMTU, mas não teve retorno; a Prefeitura também não divulgou nenhuma informação oficial sobre o assunto. O texto atribuído à ‘assessoria’ que circula na mídia fala de negociações, disputa judicial, iminente colapso do transporte, mas não menciona valor da eventual nova tarifa, que até já teria “parecer consultivo positivo (não deliberativo) do SAF”, o Sistema Auxiliar de Fiscalização. Mau negócio.

  • Maioria dos pontos de parada ainda não possui demarcação, bancos nem cobertura: serviço ruim (FOTO: HoraH)

HORAH – Você sabe das coisas