Servidor municipal é condenado por ofensas racistas à prefeita Suéllen

Prefeita Suéllen, vítima de ofensas racistas durante as eleições de 2020 (FOTO: MidiaNews/Reprodução)

Luiz Henrique do Nascimento foi condenado a três anos e 22 dias de prisão em regime aberto por ter feito ofensas racistas à prefeita Suéllen Rosim, de Bauru, durante o 2.o turno das eleições municipais de 2020. “Não podemos eleger aquela mulher com cara de favelada pra ser nossa prefeita. Essa gentinha irá afundar Bauru”, postou Luiz Henrique em grupo do aplicativo WhatsApp dos servidores públicos municipais.

Ele também é servidor e foi identificado ainda em 2020, pois na postagem se identificava com o nome falso de Daniela Bastazini Bastazin. Na condenação assinada pela juíza da 1.a Vara Criminal de Bauru, Marina Freire, Luiz Henrique foi condenado a dois anos, oito meses e 20 dias por preconceito de raça e a quatro anos e dois dias, por ter usado identidade falsa na postagem no grupo dos servidores da prefeitura.

Durante as investigações realizadas pela polícia após a então candidata Suéllen registrar boletim de ocorrência, foi descoberto que o servidor havia utilizado uma linha telefônica pré-paga em nome falso para fazer insultos a ela. Luiz Henrique poderá recorrer da decisão de primeira instância do Fórum de Bauru. A defesa dele sustenta ter havido injúria e não racismo neste caso, e promete apresentar recurso já na próxima semana.

HORAH – Informação é tudo