Socorro – PMs USAM CORDAS E ATÉ RETROESCAVADEIRA PARA RESGATAR 22 PESSOAS ILHADAS

PMs tiveram de entrar na água para resgatar pessoas ilhadas em casas próximas ao Rio Jaú (FOTO: Reprodução HoraH)

Até uma máquina retroescavadeira foi usada para apoiar o trabalho da PM no final da madrugada desta 3ª feira (11), para resgatar 22 pessoas que ficaram ilhadas em suas casas por causa da enchente que atingiu Jaú. A maioria idosos e inclusive um cadeirante tiveram de ser removidos sob o amparo dos policiais ou carregados nos braços para serem colocados em segurança; um cachorro também está entre os resgatados.

Bairro foi tomado pela enchente e moradores resgatados de casa eram trazidos para locais seguros, na rua (FOTO: Reprodução HoraH)
Retroescavadeira foi usada pelas equipes de salvamento para chegar aos locais onde havia maior concentração de água (FOTO: Reprodução HoraH)

Equipes da PM foram acionadas por volta de 4h53 para socorrer pessoas no bairro Bela Vista, onde a Rua José Carlos de Oliveira e transversais, como as ruas 12 de Outubro, Atílio Bertoldi e Prefeito Mário Magalhães estavam inundadas. Havia pontos com até 1m40 de água. No boletim de ocorrência, os PMs citam que tiveram de entrar na água para buscar as pessoas em casa, algumas acamadas e sem condições de se locomover sozinhas; “as pessoas estavam desesperadas”, relataram.

Alguns veículos que tentaram atravessar a enchente ficaram pelo caminho, no centro (FOTO: reprodução HoraH)

Como havia muitos chamados, não tinha como deslocar mais viaturas para o local. Uma equipe do Corpo de Bombeiros e moradores ajudaram nos salvamentos. Participaram Cabo Rogério e Soldado Daniel Dora, o 1º Sargento Fábio Cardoso e cabo Jesus, além de cabo Cazelato e soldados Tiago Fernandes e Gustavo Serpa.

GINÁSIO – O coordenador da Defesa Civil de Jaú, Valdir Baltazar, informou ao HORAH que “mais de 100 casas foram atingidas” pela inundação e os moradores expostos a situações de risco. Os que aceitam, estão sendo recolhidos ao ginásio de esportes Dr. Neves, no Centro, onde recebem abrigo, roupas e alimentação. Mas todos os atingidos devem passar pelo local e registrar o ocorrido, para ter direito depois ao laudo que permitirá ingressar com pedido de ressarcimento e recebimento de ajuda.

HORAH – Você bem informado