Sufoco: fogo se alastra na vegetação seca e leva quase 10 horas para ser controlado

Grande área de pastagem e até de mata foi queimada por quase 10 horas seguidas nesta 2.a feira em Marília (FOTO: Defesa Civil/Divulgação)

Quatro viaturas e nove homens do Corpo de Bombeiros de Marília trabalharam praticamente 10 horas seguidas para conseguir controlar fogo que se alastrou na vegetação seca de pastagens de fazendas na região do distrito de Padre Nóbrega, zona norte, e chegou a atingir inclusive parte de um condomínio de chácaras nas imediações, nesta 2.a feira 25. Apesar dos danos ambientais, não houve registro de vítima.

Chamas se alastraram para área de mata, também (FOTO: Defesa Civil)
Caminhão-pipa auxiliou no reabastecimento das viaturas dos Bombeiros para agilizar os serviços (FOTO: Defesa Civil)

“O fogo foi controlado, mas vamos continuar monitorando o local, porque há risco de surgirem novos focos de incêndio durante a noite”, explicou Adilson Simão, responsável municipal pela Proteção e Defesa Civil de Marília, que direcionou uma viatura e três homens para o local durante o dia, em auxílio aos bombeiros. Um caminhão-pipa do município também deu apoio à operação, ajudando a abastecer as viaturas auto-bombas dos bombeiros. O bombeiro civil municipal Claudinei Almeida também atuou no combate às chamas.

A extensão da área queimada ainda não foi estimada pelo Corpo de Bombeiros, que deverá divulgar um laudo sobre a ocorrência amanhã cedo, mas a fumaça foi tanta que podia ser vista de diversos pontos da cidade. Como não chove faz tempo e o Sol está escaldante nos últimos dias, o risco de fogo em mata e pastagens é grande nesse período e os cuidados devem ser redobrados; se necessário, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

HORAH – Informação é tudo