Susto: roda de ônibus se solta em vicinal e vai parar a 50 metros de distância

Ônibus da Viva Jaú parou após roda de soltar e ir parar no meio de terra tombada, a cerca de 50 metros de distância; pneu estava completamente careca, segundo imagens (FOTOS: Reprodução vídeo redes sociais)

No meio do trajeto entre a cidade de Jaú e o distrito de Potunduva, a roda do ônibus responsável pelo transporte coletivo se soltou e foi parar a cerca de 50 metros de distância, no meio da terra tombada de uma propriedade rural. “Olha, você é louco, (o pneu) escapou aí, quase morremos aí”, diz um rapaz em vídeo gravado logo após o acidente, quando ainda saía fumaça do eixo no meio da roda que se soltou do ônibus.

Na imagem seguinte é possível ver os passageiros assustados descendo do coletivo, muitas mães com crianças pequenas, andando de um lado para o outro, espremidas entre a pista da vicinal que liga a cidade ao distrito e o mato que brota na lateral, já que não há acostamento no local. “Foi uma loucura. O ônibus estourou o pneu, olha onde o pneu foi parar”, diz uma mulher, apontando a câmera do celular para a roda no meio da terra tombada. “Que susto, misericórdia, Jesus Cristo! Quase matou ‘nós’ do coração”.

Passageiros desembarcaram e ficaram andando de um lado para o outro ao lado da pista da vicinal; muitas mães estavam com crianças (FOTOS: Reprodução vídeo/redes sociais)
‘Novos’ ônibus da Viação Jauense, batizados Viva Jaú, que foram colocados em uso em 2021 (FOTO: Site empresa/Reprodução)

A lateral do ônibus que aparece nas imagens tem a inscrição Viva Jaú. Segundo site da empresa Viação Jauense, trata-se de uma denominação pertencente ao Grupo Jauense que assumiu “com exclusividade a linha Potunduva com novos ônibus”, conforme divulgação feita em 31/5/21. O texto deixa claro se tratar de veículos novos com “tecnologia e modernidade (…), visando garantir o conforto e a segurança que a população merece”.

Entretanto, a roda que se soltou do coletivo por volta das 14h40 deste sábado 25 estava com o pneu totalmente careca. Usuários cotidianos desse transporte falaram com a reportagem reclamando da qualidade do serviço prestado à população do distrito. Recentemente, houve queixas também em relação aos elevadores de acessibilidade aos ônibus, ocasião em que a direção da Viação Jauense informou que faria ajustes na manutenção para corrigir eventuais falhas. O problema registrado hoje também está sendo levado por HORAH à empresa, em busca de informações que serão publicadas posteriormente.

HORAH – Informação é tudo