Terceira Onda de Calor vai durar até 6.a feira, diz INMet, que emitiu Alerta de Perigo

Alerta de Perigo distribuído pelo INMet, que prevê temperaturas de até 40 graus até 6.a feira (FOTO: Reprodução)

O Instituto Nacional de Meteorologia-INMet distribuiu um Alerta de Perigo por causa da terceira Onda de Calor que está atingindo o País nesta semana. O termo é utilizado quando as temperaturas máximas ficam 5 graus acima da média para determinada região. Segundo previsão lançada pelo INMet, algumas localidades poderão registrar temperaturas de até 40 graus.

Estão na rota desta nova Onda de Calor estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e uma parte de São Paulo, que inclui a região centro-oeste, onde se localizam cidades como Marília, Bauru e Jaú. O Alerta de Perigo do INMet é emitido quando essa onda persiste por três a cinco dias consecutivos, como está previsto desta vez.

De acordo com especialistas, a onda atual é resultado de um bloqueio atmosférico que está impedindo a passagem de frentes frias e a formação de nuvens de chuva. Há predomínio do ar seco que vem do centro do País com grande força, fazendo aumentar a sensação de calor. E tudo isso está relacionado ao fenômeno El Niño, que apesar de já ter passado do pico de influência e estar acabando em algumas semanas, ainda influencia o clima no Brasil.

HORAH – Informação é tudo