Pai e filho, o deputado em final de mandato Abelardo Camarinha e o deputado eleito Vinícius Camarinha, ambos do PSB, foram denunciados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de SP por injúria, difamação e disseminação de ‘fake news’. O autor da denúncia é o candidato a governador João Dória (PSDB).
A origem da denúncia é um vídeo publicado no Facebook de Vinícius em que Abelardo se refere a Dória como arrogante, pó-de-arroz, candidato dos poderosos, farsante e ladrão de empresa pública. O discurso do Camarinha pai foi gravado no Centro, durante ato de inauguração de comitê político em favor do governador Márcio França (PSB), candidato à reeleição.
A Justiça fixou multa diária de R$ 10 mil ao Facebook em caso de o vídeo continuar acessível, o que determinou sua imediata remoção. O conteúdo foi julgado ofensivo a Dória e inverídico, portanto propaganda eleitoral ilegal.
O TRE abriu prazo para apresentação de defesa aos denunciados por Dória. Em nota, a assessoria do parlamentar informou que Camarinha falou “no ‘calor do momento’, durante a inauguração de um comitê”, mas que respeita a decisão judicial e “pede desculpas” ao ofendido.
(FOTOS: R7 e HoraH/Reprodução – Dória denunciou excessos de Camarinha à Justiça Eleitoral: como resposta, “desculpas”)
HORAH
Você sabe tudo