Tratamento do esgoto – PROFESSORES E COORDENADORES DA REDE MUNICIPAL INICIAM VISITAÇÃO À ETE POMBO

O prefeito Daniel e o presidente da Câmara no início das operações da ETE Pombo: custo elevado (FOTO: Divulgação)

Marília – 90 professores e coordenadores da rede municipal de ensino vão iniciar as visitações públicas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Pombo, na 2ª feira (1). Elas vão se estender até a 4ª feira (3). Segundo a Prefeitura, as visitas “encerram a fase de capacitação dos educadores, treinados pela Secretaria de Assistência Social e Senac, em junho”, como manda o Governo Federal e a Caixa nesse tipo de obra.

Lagoas maiores, de aeração, iniciam o processo de tratamento do esgoto na ETE Pombo; as outras lagoas completam o serviço até a água, livre de impurezas, ser devolvida à natureza (FOTO: Divulgação)

ESGOTO – O esgoto domiciliar de Marília será tratado em 3 ETEs, sendo a do Pombo, Zona Oeste, a primeira a ser concluída – ela está em fase de testes; as outras 2 são as do Barbosa, Zona Sul, praticamente pronta para entrar na fase experimental, e do Palmital, Zona Norte, em processo de licitação com previsão de entrega até o final de 2020.

Coordenadores e professores da rede municipal foram treinados para multiplicar informações sobre o tratamento do esgoto em Marília: exigência do Governo Federal e Caixa (FOTO: Divulgação)

BENEFÍCIOS – Tratar o esgoto significa cuidar do meio ambiente e prevenir doenças – segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada R$ 1 investido em saneamento básico, economiza-se R$ 4 em tratamento de doenças. “Esse foi um grande desafio que está sendo vencido pela nossa gestão. Quando assumimos, a obra estava abandonada e enterrada em corrupção e outros problemas graves. Nós recuperamos os recursos, barateamos os custos orçados na administração passada (em cerca de 50%) e estamos concluindo as obras”, comemorou o prefeito Daniel Alonso.

HORAH – Você sabe tudo