Marília sediou nesta 3.a feira 6, mais um encontro do Ciclo Formativo da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) São Paulo 2024. O evento foi realizado em auditório da Universidade de Marília (Unimar) e contou com a presença de dirigentes educacionais, secretários de educação, supervisores, técnicos, educadores e especialistas de 30 municípios, com apoio da Prefeitura e da Editora Universitário.
O tema discutido foi ‘Desenvolvimento das competências socioemocionais como ferramenta de potencialização das relações educacionais’, abordado pela mestre Michelle Zukowski de Sousa, que além de palestrante é capacitadora na área da educação. O objetivo da conferência dela foi proporcionar “troca de experiências e discussão de boas práticas entre os gestores educacionais”, diz nota distribuída pela Secretaria da Educação de Marília.
Daniela Rigoldi Del Nero Mota, supervisora de Educação Básica, disse que as competências socioemocionais “podem transformar o ambiente escolar e aprimorar as integrações entre alunos, professores e gestores”. Isso tudo leva ao “desenvolvimento de habilidades como empatia, comunicação eficaz e autorregulação emocional, algo extremamente importante no contexto atual da educação”, observou. Já o secretário da educação Helter Bochi falou que é “fundamental que nossos educadores estejam preparados para incorporar essas habilidades no cotidiano escolar”.
Participaram do evento representantes educacionais dos municípios de Marília, Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Caiabu, Dracena, Fernão, Flora Rica, Flórida Paulista, Garça, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Guarantã, Herculândia, Iacri, João Ramalho, Lins, Lucélia, Mariápolis, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Panorama, parapuã, Pompeia, Pracinha, Quintana, Rancharia, Santa Mercedes, Santo Expedito e Vera Cruz.
HORAH – Informação é tudo