Tudo pronto – PARATY TERÁ 100% DE ACESSIBILIDADE NA FROTA; GPS DE LOCALIZAÇÃO VIRÁ EM BREVE

Frota verde da Paraty já está na cidade e preparada para entrar em operação neste domingo (24): novo circular de Jaú (FOTO: HoraH)

NOVO CIRCULAR DE JAÚ INICIA ATIVIDADES NO DOMINGO E QUER QUE USUÁRIOS ‘FIQUEM À VONTADE’; ÔNIBUS JÁ ESTÃO NA CIDADE

Ônibus novos, com elevadores de plataforma de acessibilidade e, em breve, todos também com GPS que o usuário poderá acessar por aplicativo no celular, para saber qual a localização naquele momento e em quanto tempo chegará ao ponto. A Viação Paraty assumirá o transporte coletivo urbano de Jaú no domingo (24), com várias novidades. Outras virão com o tempo, como a bilhetagem eletrônica. As informações são do diretor da nova circular de Jaú, Gustavo Herszkowicz, em entrevista exclusiva ao HORAH.

SERVIÇO IGUAL – Todos os ônibus já estão na garagem da empresa na cidade, em frente ao cemitério, na Av. Frederico Ozanan, onde ficam também os veículos do transporte rodoviário. Gustavo garantiu que nesse momento não mudará nada do serviço prestado pela Empresa Auto Ônibus Macacari, responsável pelo transporte coletivo na cidade há décadas. “Vamos iniciar no domingo exatamente da mesma forma que a Macacari faz hoje, sem modificação de itinerários nem de horários”, disse Gustavo, para que os usuários fiquem à vontade.

Ônibus são novos e totalmente adaptados para o transporte urbano de passageiros (FOTO: HoraH)

FUNCIONÁRIOS – “À medida que a gente for se familiarizando com o serviço e sentir a necessidade de alguma mudança, pode propor à Prefeitura, aos vereadores e à população e, depois de aprovado, mudar”, completou o diretor da Paraty. Até os próprios funcionários da Macacari estão sendo contratados para manter o mesmo padrão de atendimento à população. Muitos que ficarão com a Macacari até o sábado (23), já passaram por testes, foram aprovados e devem ser integrados à nova empresa nos próximos dias.

NOVO VISUAL – A mudança nas ruas será radical. O vermelho, preto e branco da Macacari serão substituídos pelo verde da Paraty. Os ônibus serão todos de transporte urbano, inclusive aqueles destinados à integração com o distrito de Potunduva – hoje a Macacari faz o atendimento com carros rodoviários. Dentro de cada ônibus haverá validadores de bilhetes eletrônicos para uso futuro; por enquanto, continuarão valendo os passes usados pela Macacari e com os quais a população já está habituada. “Vamos fazer as mudanças aos poucos, para não atrapalhar a rotina das pessoas”, justificou Gustavo.

Todo veículo tem validador de bilhete eletrônico, que somente entrará em funcionamento no futuro; por enquanto, segue o mesmo sistema da Macacari (FOTO: HoraH)
Quando o passageiro entra no ônibus, pode higienizar as mãos com álcool em gel (FOTO: HoraH)
Motorista vai trabalhar de máscara e protegido por uma cortina plástica: saúde em primeiro lugar (FOTO: HoraH)

ATENÇÃO AO USUÁRIO – A empresa assinou contrato emergencial de 6 meses com a Prefeitura e, ao findar dele, pretende disputar eventual licitação e continuar na cidade. Desde já, adesivos estarão nos ônibus informando telefone para tirar dúvidas, fazer reclamações e dar sugestões à Paraty, que também disponibilizará os guichês atuais da Macacari para atendimento aos usuários. “Estamos chegando a Jaú para servir bem a população e por isso vamos dar toda a atenção para que tudo dê certo”, finalizou Gustavo Herszkowicz.

HORAH – Jornalismo com Credibilidade