Vacina da Covid é encontrada em todas unidades de saúde da cidade; doença já matou 4 neste ano

Vacina contra a Covid está disponível em todas as unidades de saúde da cidade, mas procura é baixa (FOTO: Divulgação/PMM)

A Secretaria da Saúde confirmou a disponibilidade da vacina contra a Covid “em todas as unidades de saúde de Marília” e tornou a apelar à população para que tome as doses de reforço do imunizante. Apesar disso, confirmou que “a adesão do atual público-alvo à campanha nacional de vacinação segue em baixa”, o que preocupa as autoridades da Saúde, visto que a cidade já registrou quatro mortes por Covid neste ano.

Em dezembro/23 foram aplicadas só 772 doses de reforço; em janeiro deste ano, quando houve inclusão de novos grupos pelo Ministério da Saúde, 1.557 pessoas foram imunizadas, mas esse número caiu em fevereiro, com apenas 876 doses aplicadas. Para demonstrar como a adesão está baixa, a Prefeitura divulgou a informação de que só o grupo formado por profissionais da Saúde, prioritário para a vacinação, é constituído por 22 mil pessoas.

“Levamos a vacina aos asilos, às pessoas acamadas e a outros locais que precisam; ligamos para as instituições de saúde e de outros grupos, mas infelizmente poucas doses são solicitadas”, alerta a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Gomes. Ela confirmou a existência de estoque, “porque as vacinas estão paradas por causa da falta de procura”.

O público-alvo atual determinado pelo Ministério da Saúde é de idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas. Essas pessoas devem receber uma dose de reforço com vacina bivalente a cada seis meses. O restante dos grupos deve tomar o reforço anualmente.

Desde o começo deste ano que a imunização contra a Covid está no calendário nacional de vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, também. Nesta faixa etária, o esquema vacinal completo é de três doses, respeitando os intervalos recomendados. A criança que tiver tomado todas as doses em 2023, não terá de repeti-las neste ano.

O último óbito por Covid neste ano em Marília é de uma mulher com 86 anos, que foi internada no dia 18, não resistiu ao agravamento da doença e morreu dois dias depois. Ela tinha hipertensão arterial sistêmica, segundo o boletim hospitalar. Com receio de que os óbitos aumentem, a Saúde está divulgando que todas as unidades de saúde estão vacinando contra a Covid, com atendimento das 7h às 17h; tem também o atendimento noturno das 17h às 22h no posto do Nova Marília; além das duas unidades de emergência: o PA Sul e a UPA Norte.

HORAH – Informação é tudo