Vereador investiga e conclui: caos na coleta do lixo em Jaú está no contrato mal feito

Vereador Mateus expôs caos do lixo no HORAH JAÚ desta 4.a feira 5: "O secretário Giovani fez cag..." (FOTOs: Reprodução HoraH)

Mateus Turini (PDT) falou com todos os envolvidos, foi de madrugada na liberação dos caminhões e constatou que contrato prevê 5 caminhões/dia, quando o mínimo necessário para o tamanho da cidade são 10

Depois de expor o caos diário da coleta do lixo ao prefeito Ivan Cassaro (PSD) e ouvir dele que investigasse a fundo, o vereador Mateus Turini está trabalhando em cima do problema há uma semana. Ele já falou com todas as partes envolvidas (coletores, chefes, secretário do Meio Ambiente e empresa que terceirizou o serviço) e nesta 4.a feira 5 madrugou no ponto de liberação dos caminhões e coletores para entender a situação.

Mateus falou ao HORAH JAÚ ao vivo, após investigar causas do caos na coleta do lixo (FOTO: Reprodução HoraH)

“A conclusão é que o secretário Giovani (Minetti Fabrício) fez um Termo de Referência para a licitação sem especificar a quantidade de caminhões que a empresa deveria disponibilizar. Ele deixou que os participantes fizessem a proposta de quantos caminhões seriam necessários para coletar o lixo da cidade toda. A empresa ganhadora ofertou cinco para rodar e um de reserva, mas começou o serviço e percebeu que não dava conta” – explicou Mateus.

Vídeos são encaminhados ao programa denunciando lixo acumulado por até 2 dias nas ruas da cidade (FOTO: Reprodução vídeo)

“O empresário fez um levantamento e concluiu que a cidade tem 10 trechos que permitem coletar o lixo em oito horas, que é o que se fez nos últimos 30 anos. Então ele disse que doaria com 10 caminhões, mas que a prefeitura fizesse uma correção no contrato. Alguém falou pra ele: ‘então põe 10 que a gente revê o contrato. Um mês, dois meses, três meses e nada do aditivo. Aí o empresário voltou a cumprir o contrato de cinco caminhões” – comentou o vereador.

Assim mesmo, em parceria com o município para não deixar a cidade sem coleta, a empresa está rodando com até oito caminhões e outro que a prefeitura disponibilizou, mas que é velho e vive quebrado. “O Giovani errou, fez essa cag… e a gente está com esse contrato pra resolver”, disse Mateus. Para piorar, como o contrato vence agora, na 6.a feira de carnaval o secretário do Meio Ambiente assinou um aditivo sem consultar o empresário. “Ele me disse que não está disposto a renovar. Ou vem com o valor adequado ou ele vai embora. E não assinou”, acrescentou Mateus.

Resumo: com todas essas informações e com a possibilidade de a empresa deixar o serviço a qualquer momento e a cidade viver novo caos no lixo, Mateus irá ao prefeito Ivan novamente. “Ele precisa trocar o secretário urgentemente. O problema é achar quem queira assumir a secretaria nessas condições, mas é necessário agir rapidamente, senão a culpa sairá dos ombros do secretário e será transferida para o prefeito. Ele é quem vai escolher”, concluiu o vereador, que é da oposição e, mesmo assim, se dispôs a ajudar na solução desse imbróglio.

HORAH – Informação é tudo