Vereadora faz blitz no PS Central e mostra ‘refeição’ para pacientes e servidores: biscoitos água e sal

Estela na cozinha do PS Central de Bauru: embrulhadas em guardanapo, bolachas água e sal da 'refeição' para pacientes e servidores (FOTO: Reprodução/Instagram)

A vereadora Estela Almagro (PT) divulgou nas redes sociais o resultado de uma blitz realizada na manhã deste sábado 13 no Pronto Socorro Central (PSC) de Bauru, onde constatou que os pacientes, familiares e servidores não estão mais recebendo pão, somente biscoito água e sal. Segundo ela, o contrato da Secretaria da Saúde para fornecimento de pão venceu e não houve nova contratação. Estela mostrou em vídeo a ‘refeição’ servida a cada pessoa, embrulhada em um guardanapo de papel: cinco bolachas, nada mais.

Além do PS Central, Estela diz que a situação é a mesma em 14 unidades de saúde da cidade (FOTO: Reprodução)

“Esta administração não tem competência nem para comprar pão”, resumiu a vereadora, ressaltando que “não se trata de mi-mi-mi de ninguém”, mas do desmonte do departamento de compras da Secretaria da Saúde. Estela disse que foram tirados do departamento os servidores que não aceitaram fazer o que os superiores queriam, muitos deles que vieram de fora de Bauru, resultando na falta de alimentos para 14 unidades de saúde.

A ata de registro de preços assinada em 27 de dezembro de 2022, com previsão para 20 mil kg de pães, venceu dia 26 de dezembro do ano passado, sem que outra tivesse sido providenciada. “Não há pão, nenhum sinal de pão por aqui”, mostrou a vereadora no vídeo, circulando na cozinha do PSC. A nutricionista também não foi encontrada no local, porque estaria de férias e não havia ninguém no lugar. Além do PSC, a ata fornecia alimento para unidades de saúde importantes como o SAMU, UPAs, CAPs etc., que estão na mesma situação.

Por fim, Estela disse que há outros contratos vencidos em diversas áreas da administração da prefeita Suéllen Rosim (PSD), e questionou porque isso está acontecendo. “Para fazerem contratos emergenciais?” – perguntou no vídeo disponível na rede social da vereadora. Ela prometeu visitar cada um dos locais e denunciar aquilo que a própria população e os servidores estão reclamando.

HORAH – Informação é tudo