Na véspera da audiência pública que vai discutir a compra de materiais escolares, uniformes e mochilas para a Educação em Bauru, a vereadora Estela Almagro (PT) flagra pacote com nada mais nada menos do que 163 uniformes novos jogados no mato, em terreno baldio no bairro Fortunato Lima. Denúncia da população à imprensa chegou à vereadora, que foi pessoalmente ao local do ‘descarte’ e depois registrou B.O. na polícia; ela também prometeu levar os uniformes para a audiência na Câmara.
“Uniforme novinho!”, diz Estela em vídeo disponível no Instagran, enquanto contava os uniformes um a um. “Material adquirido com recursos públicos, tudo novo, zerinho. Tentativa de eliminação que pode não ter sido a única”, comenta, visivelmente revoltada. Ela preside a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara e foi responsável pela convocação da audiência pública desta 4.a feira 3, a partir das 9h, que terá transmissão ao vivo da TV Câmara Bauru.
Estela espera ouvir dos representantes da Prefeitura convocados para a audiência explicações para um gasto médio de 96% maior, neste ano, com os itens licitados ou em fase de compra, se comparado com o que foi pago em 2023. Em relação especificamente aos uniformes, fala-se em “300% mais do que o valor que se gastou no ano passado” – com o detalhe de que os uniformes de Inverno só foram entregues aos estudantes na Primavera.
A comissão convocou, entre outros, o secretário da Educação Nilson Ghirardello; dos Negócios Jurídicos. Vitor de Freitas Costa; a diretora da Divisão de Compras e Licitação, Cássia Pereira, e os próprios compradores da Prefeitura; e o chefe de gabinete Roger Barude. Foram convidados membros do Conselho Municipal de Educação, a prefeita Suéllen Rosim (PSD) e outros diretamente envolvidos com o assunto em debate.
Além da presidente Estela, a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara conta com os vereadores Guilherme Berriel (MDB), Marcelo Afonso (Patriota), Markinho Souza (Federação PSDB/Cidadania) e Coronel Meire (União Brasil).
HORAH – Informação é tudo