Secretaria da Saúde está contratando empresa especializada em operação de drones “para melhorar ainda mais as ações de combate à dengue”. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Marília. O equipamento será usado para mapear e identificar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.
“O drone sobrevoará principalmente as áreas que apresentam maior número de notificações e confirmações para novos casos de dengue, que são diagnosticados por meio de exame de sangue em unidades de saúde da cidade”, diz a nota. Quando as imagens feitas pelo drone identificam esses locais, “o responsável pelo imóvel é notificado”. O serviço está em fase de contratação e estará disponível “muito em breve”, informa a Prefeitura.
Além disso, está sendo ampliado o número de bairros com nebulização contra o mosquito – ao invés de uma, serão duas frentes de serviço utilizando o equipamento acoplado a veículo, o conhecido NAV. Nesta 4.a feira 3, o bairro Alto Cafezal, na região central da cidade, receberá a nebulização a partir das 19h30 – inicialmente, seria feita hoje, mas foi adiada por causa da chuva de ontem, 1.o de abril.
A outra NAV vai para a zona norte em três áreas: a Verde (Parque das Nações), Vermelha (Sancho Floro da Costa, Liliana, Renata e Santa Antonieta) e Azul (Julieta). Cada uma dessas áreas receberá a nebulização uma vez por semana. Já o serviço nas escolas é feito com bomba costal, sempre das 17h às 21h, para não prejudicar as aulas.
HORAH – Informação é tudo