VEREADORES ELABORAM DOCUMENTO COM PROPOSTAS PARA COMBATE URGENTE DO AGRAVAMENTO DA PANDEMIA

Vereadores de Bauru se reuniram na sexta-feira (11) para elaborar um documento e apresentar ao Executivo Municipal. (Foto: Assessoria de Imprensa CMB)

Com o objetivo de discutir propostas diante do agravamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), em Bauru, os vereadores se reuniram na sexta-feira (11) para elaborar um documento para apresentar à chefe do Executivo Municipal, em busca de uma solução para o impasse. A elaboração do documento Legislativo tem a finalidade de auxiliar o Poder Executivo com as demandas urgentes na saúde pública.

No início da noite desta sexta-feira (11/6), os vereadores se reuniram com a prefeita Suéllen Rosim, no Palácio das Cerejeiras.

O encontro ocorreu em sistema híbrido, de forma presencial no plenário “Benedito Moreira Pinto” e em ambiente virtual. No mesmo dia, no período da noite, o documento e os vereadores foram até o Palácio das Cerejeiras entregarem em mãos de Suéllen Rosim, prefeita de Bauru.

Entre as propostas elencadas pelos parlamentares está a implantação do Hospital de Campanha do Exército; a criação de unidades específicas para triagem da COVID-19; a testagem em massa da população; as atividades delegadas das polícias Militar e Civil; o aumento da fiscalização e autonomia aos fiscais; a melhoraria na comunicação com um canal de fácil acesso para que as famílias recebam informações sobre os pacientes internados; o apoio à classe médica em relação a qualquer tipo de tratamento que seja indicado pelos médicos, desde que sejam respaldados pelo Código de Ética Médica e Conselhos de Medicina; a criação de um disque-denúncia via WhatsApp, 24h/dia, com a sugestão que a ferramenta fique durante o horário de expediente sob responsabilidade da Ouvidoria da Prefeitura e, após esse horário, com o Chefe da Fiscalização, com a geração de protocolo de acompanhamento para os munícipes; a utilização de carro de som alertando sobre a taxa de ocupação dos leitos, medidas de prevenção e locais de atendimento para pacientes com suspeita da doença, entre outras.

O trabalho foi conduzido pelo presidente da Câmara de Bauru, Markinho Souza (PSDB), além da participação dos vereadores Chiara Ranieri (DEM), Luiz Carlos Bastazini (PTB), Beto Móveis (Cidadania), Marcelo Afonso (Patriota), Junior Lokadora (PP), Mané Losila (DEM), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Coronel Meira (PSL), Eduardo Borgo (PSL), Pastor Bira (Podemos), Serginho Brum (PDT), Guilherme Berriel (MDB), Junior Rodrigues (PSD) e Julio Cesar (PP). Os vereadores José Roberto Segalla (DEM) e Estela Almagro (PT) não participaram da reunião.

De acordo com o presidente da Casa de Leis de Bauru, o objetivo do encontro foi formular um documento oficial, com a assinatura dos parlamentares, e entregar as propostas para a prefeita municipal.

REUNIÃO COM EXECUTIVO

No início da noite desta sexta-feira (11/6), os vereadores se reuniram com a prefeita Suéllen Rosim, no Palácio das Cerejeiras. Na ocasião, os parlamentares entregaram à prefeita municipal o documento elaborado durante a reunião desta tarde, com as sugestões para o sistema de saúde do município, incluindo fiscalização e ações no enfrentamento à disseminação do novo coronavírus na cidade.

A prefeita Suéllen Rosim destacou as medidas que já estão sendo adotadas, como a testagem, que já detectou mais de 62 mil casos da doença somente neste ano e o gerenciamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para que a espera por consultas diminua.