PREFEITO DE JAÚ ADMITE QUE PROBLEMA É DA CONCESSIONÁRIA DA ÁGUA, MAS PROPÕE QUE MUNÍCIPE PAGUE PARA SE LIVRAR DELE
Promessa de campanha, o prefeito Ivan Cassaro quer aprovar projeto de lei na Câmara para bloquear o ar na rede de água, que faz girar hidrômetros e aumentar o valor das contas pagas pelos munícipes. O problema é que o projeto exige que o consumidor pague pelo equipamento e até pela instalação dele, sendo que o ar na rede não é responsabilidade dele – mas, ao que tudo indica, da concessionária que explora o abastecimento na cidade.
Para amenizar o problema – admitido pelo prefeito na justificativa do projeto, mas mantido na lei –, o vereador José Carlos Borgo propôs emenda para exigir que a instalação seja feita pela concessionária, sem custo para o munícipe. Só a aquisição do equipamento ficaria a cargo do consumidor. Outra modificação é no texto que será divulgado nas contas de água: deverá citar que “é dever da empresa instalar (…) o equipamento”, quando solicitado pelo consumidor, e que a colocação de aparelho para impedir o retorno da água na tubulação, depois do hidrômetro e já dentro do imóvel, será “opção” dele.
Divulgada nesta 4ª feira (30), a emenda de Borgo já está acompanhada de quatro assinaturas: Luizinho Andretto, Mateus Turini, Fábio de Souza e Paulo Gambarini. Ainda falta uma assinatura para a emenda ser proposta; para ser aprovada em plenário e mudar o texto original de Ivan, desonerando o consumidor, vai precisar de maioria simples dos votos – ou seja, 9 entre os 17 vereadores de Jaú.
HORAH – Você sabe das coisas