VEREADORES QUESTIONAM AÇÕES CONTRA SUICÍDIOS, ESGOTO EM CÓRREGOS E REFORMA DE PRAÇA

(FOTO: Reprodução web)

Sessão da Câmara Municipal de Marília desta 2.a feira (24) traz vários requerimentos questionando a prefeitura sobre temas críticos, como a reforma da praça Maria Isabel, ao lado da Basília de São Bento, no Centro; o despejo de esgoto sem tratamento em córregos da cidade, apesar da entrega e funcionamento de três Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) feitas no ano passado; e uma preocupação das autoridades da saúde há décadas, que é a taxa de suicídios que destaca a cidade das demais do País.

O vereador Danilo Bigeschi, da oposição, quer informações sobre providências tomadas contra o que classifica como “aumento assustador do número de suicídios” em Marília. Para ele, que já ocupou a Secretaria da Saúde no governo Vinícius Camarinha, a maioria dos casos está relacionada à “depressão sem tratamento adequado”. Ele cita levantamento da Fundação Seade, que aponta aumento de 30% nos suicídios no estado, e Marília com a maior taxa (8,6 mortes por 100 mil habitantes), seguida por Ribeirão Preto (7,5). Danilo quer saber quantos psiquiatras e psicológicos atuam na rede municipal, quantos pacientes aguardam agendamento de consultas e o tempo médio de espera e cópia do plano municipal de saúde mental aprovado pelo Comus, o conselho municipal de saúde.

Agente Federal Féfin, também oposição, questiona o governo sobre despeso sem tratamento de esgotos em córregos do município, especialmente o Cincinatina, Zona Leste; critérios adotados para direcionamento do esgoto para as ETEs; o destino do esgoto de distritos no entorno da cidade, como Lácio, Nóbrega e Dirceu; e porque a publicidade fala em 100% de esgoto tratado, se há, segundo ele, suspeita de dejetos in natura ainda despejados nos córregos. Por sua vez, Rogerinho pede o cronograma de reforma da praça Maria Isabel, quanto já foi gasto e quanto falta para concluir a obra, previsão de entrega e se os quiosques na praça estão “contemplados na remodelação da praça”.

Presidente da Câmara, Marcos Rezende pede mutirão de limpeza de galerias pluviais e ‘bocas de lobo’, além da manutenção periódica delas. Ele também quer saber se é possível o município construir um autódromo, visto que a cidade possui Automóvel Clube, aficionados por esportes automobilismo e colecionadores de veículos antigos. Para esse fim, sugere área anexa ao aterro sanitário desativado às margens da vicinal Marília-distrito de Avencas. Evandro Galete pede realização de feira livre aos sábados à tarde no Jd. Maracá, Zona Norte, e Eduardo Nascimento quer saber se a cidade dispõe de terrenos para instalação de novas empresas, onde ficam, quantos são e a relação completa deles de 2017 para cá.

A sessão da Câmara de Marília tem início às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara.

HORAH – Informação é tudo