Voo frustrado – 14 BIS QUE SOBREVOARIA AEROCLUBE DE BAURU CAIU AO DECOLAR; NINGUÉM SE FERIU

Réplica do 14 Bis caiu ao decolar, mas ninguém se feriu (FOTO: G1/Reprodução)

Arraiá Aéreo de Bauru, que completou a 6ª edição no domingo (9), foi surpreendido pela queda de uma réplica do avião 14 Bis, invenção do brasileiro Santos Dumont, considerado o Pai da Aviação. Assim que decolava para apresentação no aeroclube da cidade, o avião despencou.

Segundo os organizadores do evento, o piloto Alan Callassi, que representava Santos Dumont, foi socorrido sem ferimentos. A réplica foi projetada há 13 anos, no centenário do primeiro voo do 14 Bis, que aconteceu em Paris, França, e já tinha participado de várias apresentações.

Domingo, o 14 Bis sobrevoaria o aeroclube logo após apresentação dos aviões da Esquadrilha da Fumaça, o que acabou não acontecendo, para frustração do público presente. O Arriá é considerado pela Força Aérea Brasileira como o maior evento aéreo do País organizado por instituição não militar – no caso, pela Fundação Marcos Pontes, o astronauta brasileiro, que é bauruense. Parte da renda é destinada a dezenas de entidades sociais.

O momento em que o 14 Bis despencou, quando decolava para sobrevoar o aeroclube de Bauru (FOTO: G1/Reprodução); e, abaixo, durante o período em que ficou exposto para admiração do público (FOTO: Arquivo Aeroclube Bauru/Reprodução)

HORAH – Você sabe tudo