Acordo fechado: comércio terá horários especiais durante a Copa

Pedro Pavão, representante patronal, e Mário Herrera, dos trabalhadores: acordo (FOTO: Sincomerciários/Divulgação)

Durante a realização da Copa do Mundo do Catar 2022 o comércio vai funcionar em horários especiais em Marília. Acordo coletivo assinado dia 31/10 entre os sindicatos patronal e de trabalhadores fixou os horários de trabalho para cada situação. Por exemplo: quando os jogos da seleção brasileira ocorrerem entre 12h e 13h, as empresas do comércio vão fechar e liberar os funcionários uma hora antes e eles deverão voltar ao trabalho uma hora depois.

Quando os jogos forem às 16h, os comerciários serão liberados uma hora antes e não voltarão mais ao trabalho naquele dia, mantendo as lojas fechadas. Se os estabelecimentos estiverem nos shoppings, os funcionários deverão ser liberados uma hora antes do jogo e voltar uma hora depois, prevê o acordo firmado entre o Sincomerciários, que representa os trabalhadores, e o Sincomércio, dos patrões.

“A seleção brasileira de futebol é uma paixão nacional, então, para que todos possam assistir aos jogos sem divergências trabalhistas futuras, fizemos esse acordo. Agora, todos poderão se programar para a Copa”, comentou Mário Herrera, presidente do Sincomerciários. “O bom entendimento fortalece o comércio e se torna exemplo a ser seguido no Estado”, enfatizou o advogado do sindicato Evandro Martins.

BLACK FRIDAY – O acordo entre os sindicatos também previu situações relacionadas com a Black Friday nos dias 25 e 26 deste mês. Na primeira ocasião, o trabalho será das 9h às 22h e, na segunda, das 9h às 17h. Em nota, o Sincomerciários lembrou ainda que ‘todas as horas não trabalhadas por dispensa, como constam no acordo coletivo, poderão ser compensadas durante a Black Friday’ – o acordo só não incluiu funcionários de farmácias e de supermercados.

HORAH – Informação é tudo