- AGÊNCIA DO BANCO MERCANTIL DO BRASIL FOI AUTUADA POR AGLOMERAÇÃO E FILAS DESORGANIZADAS, NO CENTRO DE JAÚ; IDOSA DESMAIOU ESPERANDO ATENDIMENTO (FOTO: Reprodução Redes Sociais)
Agência do Banco Mercantil do Brasil na Rua Riachuelo, a 100 metros da Prefeitura, no Centro de Jaú, foi autuada em R$ 14.545,00 na tarde desta 5.a feira (18). A fiscalização municipal, acompanhada do vice-prefeito Tuco Bauab, abordou a gerência após flagrante fotográfico e de vídeos com grande aglomeração e desorganização na fila externa, explicou que não havia mais possibilidade de advertência e lavrou o auto de infração.
No espaço destinado à justificativa da autuação, a fiscalização escreveu se tratar de desrespeito ao Plano SP e aos decretos municipais da quarentena durante a pandemia da Covid-19 em Jaú. Agora a agência tem 30 dias para apresentar defesa ou, se preferir pagar a multa, a legislação prevê desconto de 50% do valor para quitação imediata. O valor fixado na autuação corresponde a 500 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado).
Vídeos e fotos encaminhados ao HORAH e levados ao conhecimento da Secretaria da Transparência Pública mostram grande número de pessoas aglomeradas na porta da agência. Uma das imagens registra o momento em que uma idosa, cliente do banco, desmaiou na calçada à espera de atendimento e foi acudida por populares. Houve revolta e manifestações críticas nas redes sociais.
“Cansamos de orientar as agências, de pedir respeito aos nossos decretos, mas não adiantou. Então não teve outro jeito senão fazer a autuação. E a fiscalização vai continuar agindo com absoluto rigor determinado pelo prefeito Ivan Cassaro”, disse o vice Tuco ao HORAH. “O que a população flagrar pode nos encaminhar que a fiscalização está aqui para fazer cumprir o decreto municipal”, reforçou o secretário Luiz Urbano. No caso da agência do Mercantil do Brasil, a autuação relata ter havido “flagrante de aglomeração e de filas não organizadas”.
NOTIFICAÇÕES – As ações da fiscalização nesta 5.a vão ser divulgadas somente amanhã (19). Porém, na 4.a feira (17) os fiscais fizeram nove notificações, inclusive a uma igreja. Um fiscal ficou no Terminal Urbano pela manhã e no prazo de uma hora “constatou três ônibus com lotação acima do permitido”, diz nota da Prefeitura. Irregularidades podem ser denunciadas à Ouvidoria pelo WhatsApp (11) 9-8884-5218; diretamente à Prefeitura, de 2.a a 6.a feira das 8h às 17h, pelo telefone 3602-1790; pelo aplicativo Ouvidoria Jahu (Android e IOS); e, à noite, exclusivamente ao 190 da PM.
HORAH – Informação e Prestação de Serviço