Instrumento importante contra o suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV) 188 funciona 24h por dia e 100% gratuito em Marília e todo o território nacional. Para a psicóloga Simone Moreira, coordenadora do programa municipal de saúde mental, a conquista “é um alento em meio a uma luta que deve ser encarada por toda a sociedade”.
O CVV é filantrópico, foi fundado na década de 1960 e funciona graças à dedicação de milhares de voluntários, com apoio institucional do Ministério da Saúde. Até 2017, contemplava 23 estados brasileiros; agora, com a parceria com o Ministério da Saúde, está em todo o País e gratuito, para quem precisa conversar e discutir problemas sob sigilo total e anonimato. Antes, o custo da ligação era de R$ 0,07/minuto e, agora, atende gratuitamente pelo número 188.
Segundo Simone, quem liga para o CVV para relatar dificuldades a uma voz desconhecida, “geralmente já tentou pedir ajuda de várias outras formas”. Pela central, a pessoa encontra atenção e escuta o que possivelmente não tem encontrado nos relacionamentos presenciais. Os voluntários são preparados para detectar sinais de risco ao suicídio, como expressões do tipo: “vontade de desaparecer” e “vontade de morrer”.
(FOTO: Divulgação – CVV se torna 100% gratuito e atende em todo o País pelo número 188)
No HORAH Notícia