Diversas cidades da região foram atingidas no final da tarde desta 6.a feira (11) por fenômeno atmosférico popularmente chamado de ‘tempestade de areia’. Com forte vendaval, aos poucos o céu ficou coberto por uma nuvem de poeira avermelhada que podia ser vista de longe; em algumas localidades foram relatados também chuvisqueiros esparsos.

O caso foi relatado especialmente nas cidades de Marília e Bauru. A ‘tempestade de areia’ acontece quando há a combinação de umidade do ar muito baixa com temperatura alta do solo, situação comum em áreas de desertificação. Por causa da poeira, além do ressecamento da pele e das vias respiratórias, geralmente as pessoas costumam apresentar alergias.
Para a região centro-oeste, a Defesa Civil está alertando para novas ocorrências do fenômeno nos próximos dias, possibilidade de chuva de fraca a moderada intensidade e queda nas temperaturas. Também é recomendável evitar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia e tomar bastante líquido para garantir a hidratação do corpo.
HORAH – Informação é tudo