As contas de luz da CPFL Paulista ficam mais caras a partir desta 2.a feira 8. A empresa é responsável pela distribuição de energia elétrica para 234 municípios paulistas, entre os quais os que ficam nas regiões de Bauru, Marília e Jaú; no Estado inteiro, totaliza cerca de 4,9 milhões de clientes. As contas vão aumentar de 0,80% a 1,77%.
O reajuste aplicado agora foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tomando por base a atualização dos custos de compra de energia, o sistema de transmissão e os encargos do setor. Para indústrias e grandes comércios, a conta sobe, na média, 0,80%; para pequenos comércios e residências, 1,77%.
Segundo a CPFL Paulista, o consumo que será faturado a partir de hoje já terá os novos índices; nos dias anteriores neste mês, o cálculo foi feito com base na tarifa antiga. A companhia informou que a conta de luz se divide da seguinte maneira: 32,5% são custos com geração de energia; 14,9% são tributos; 19,1%, encargos do setor; 23,6% se referem aos custos de distribuição; e 9,9%, transmissão.
HORAH – Informação é tudo