Dito e feito: o Governo do Estado fez a 5ª atualização do Plano SP nesta 6ª feira (3), mas não promoveu nenhuma região administrativa, como HORAH havia antecipado durante a semana. A única mudança foi o rebaixamento da região de Campinas da fase Laranja para a Vermelha, onde só serviços essenciais podem funcionar. Agora, são 10 regiões nessa situação de restrição absoluta, incluindo as de Marília e Bauru, onde se localiza Jaú.
Regra basilar do Plano SP, de reclassificar as regiões a cada período de 14 dias (duas semanas epidemiológicas completas), deixou de ser cumprida hoje ao manter tantas regiões na fase Vermelha. Modificação, agora, só na próxima 6ª feira, dia 10. A quarentena estendida anteriormente até dia 14, também foi mantida inalterada, obrigando inclusive ao uso de máscara em locais públicos, sob pena de multa.
O governador João Doria justificou que a pandemia continua e que “não podemos e não vamos relaxar” enquanto ela não passar. “São Paulo continuará seguindo as orientações da medicina e da ciência”, afirmou, apesar do protesto de grande parte dos prefeitos, que alegam cumprir à risca os indicadores propostos pelo próprio governo e, ainda assim, terem seus municípios penalizados.
HORAH – Você bem informado