Crianças com suspeita de varíola dos macacos serão atendidas nesta 4.a feira

Filho mais novo de Juliana tem 6 anos e está com bolhas surgindo no corpo: suspeita de varíola dos macacos (FOTO: Arquivo pessoal/Reprodução)

O pronto socorro da Santa Casa de Jaú deverá atender no feriado desta 4.a feira (2) os filhos da doméstica Juliana Rebeca Alves, 27 anos, sob suspeita de varíola dos macacos. Apesar de residir na cidade, os meninos receberam o primeiro atendimento em unidade de saúde em Itapuí, a 20 quilômetros de Jaú, onde mora o namorado dela. Foi no sábado, dia 22/10, quando houve coleta de material para exames, foi informada a necessidade de “isolamento em casa” e, posteriormente, comunicada a secretaria municipal da Saúde de Jaú, que passou a monitorar o caso à distância.

Em mensagem ao HORAH, Juliana informou que o filho mais novo dela, de 6 anos, “começou a ter febre e sintomas gripais” em 17/10, e, no dia seguinte, “apareceu com umas bolinhas no corpo, como picadas (de insetos); na quarta-feira a escola ligou falando que ele estava com várias bolhas e que era para buscar de imediato”. A mãe contou que na mesma ocasião levou o menino à policlínica do Bernardi, Zona Norte, onde teria sido diagnosticado com sarna. Sem confiar na avaliação e com o menino “pelando de febre”, ela procurou a Santa Casa.

Mãe mostra documentos que registram atendimentos aos filhos: preocupação (FOTO: Tuca Melges/Reprodução HoraH)

“Como estava demorando o atendimento, voltei para casa e mediquei, mas no sábado tive que retornar pois a febre não abaixava”, relatou. O atendimento teria demorado novamente, então ela e o namorado decidiram levar a criança para Itapuí, onde foi levantada a hipótese de varíola dos macacos. Juliana resolveu apelar ao HORAH e também levou o caso ao conhecimento do vereador Rodrigo de Paula (PP), depois do agravamento do quadro no filho mais novo e de saber que o material coletado em Itapuí só teria sido enviado para análise na última 2.a feira (31/10).

Na troca de mensagens com o vereador foram encaminhadas informações aparentemente atribuídas à Saúde em Jaú, de que a responsabilidade é de Itapuí. “Nós não participamos”, diz um trecho dessas mensagens, observando que o caso está sendo simplesmente monitorado pela secretaria. Contudo, Rodrigo informa que “5.a feira (3), das 14h às 17h” os meninos passarão por atendimento médico na cidade; nesse meio tempo, porém, HORAH mediou contato com a Santa Casa e o pronto socorro deverá avaliar as crianças hoje mesmo. “Agradeço muito, porque os meninos estão no isolamento e eu não posso leva-los de ônibus para não expor as outras pessoas, então precisa de ambulância para transporta-los”, explicou a mãe.

HORAH – Informação é tudo