Derramamento de fertilizante líquido próximo a captação de água põe Saemja em alerta

Congestionamento de quilômetros se formou após o acidente, até que a pista fosse liberada (FOTO: Arquivo pessoal/Reprodução)

A agência reguladora Saemja está em alerta após acidente que provocou derramamento de fertilizante líquido na rodovia SP-225, próximo ao córrego Pouso Alegre, de onde é captada parte da água que abastece bairros à margem direita do rio Jaú. Carreta desgovernada bateu em carro, que ficou prensado contra a mureta que divide as pistas, mas sem vítimas, na tarde desta 5.a feira 14. Um comunicado foi distribuído para informar a população.

Tanques com fertilizante líquido ficaram espalhados na pista e alguns vazaram (FOTO: Reprodução web)

Segundo a reguladora, equipes da secretaria do Meio Ambiente, Cetesb e da concessionária que administra a rodovia foram acionadas para monitorar a situação e avaliar danos e riscos, “com o objetivo de conduzir uma apuração minuciosa (…) sobre o incidente”. Pode ser necessária “a interrupção temporária da captação de água”, motivo pelo qual foi solicitado que a população faça uso racional para evitar desabastecimento.

Com o acidente, parte da carga de fertilizante líquido transportada pela carreta ficou espalhada sobre a pista. Por se tratar de produto tóxico e dada a proximidade com o córrego de onde a concessionária Águas de Mandaguahy capta água usada para o abastecimento de parte da cidade, foram tomadas todas as medidas preventivas necessárias. Até que a pista ficasse novamente segura, o trânsito foi interditado no local, o que causou grande congestionamento.

HORAH – Informação é tudo