DORIA DECIDE HOJE LOCKDOWN QUE PODE ATINGIR TODAS AS CIDADES DO ESTADO

GOVERNADOR DORIA DECIDE HOJE (24) SE MEDIDA SERÁ GERAL OU APENAS PARA ALGUMAS REGIÕES MAIS CRÍTICAS POR CAUSA DA COVID (FOTO: Reprodução)

Nesta 4.a feira (24), o governador João Doria se reúne com integrantes do Centro de Contingência da Covid-19 para decidir se decreta lockdown para todas as cidades do Estado ou se apenas para algumas regiões específicas. Já é certo que haverá lockdown onde o volume de internações por Covid, especialmente em leitos de UTI, sofreu crescimento nas últimas semanas — como Araraquara, por exemplo, que adotou restrições mais duras por conta própria a partir do último fim de semana e prorrogou as medidas.

O lockdown estudado pelo governo ocorreria diariamente, das 22h às 5h, período em que a circulação de pessoas pelas ruas terá de ser justificada. A intenção é por um fim nas aglomerações e frear o avanço da Covid entre os paulistas. Onde a medida for decretada o comércio, bares e restaurantes e demais serviços não-essenciais ficarão totalmente fechados. A ideia vem ganhando forte apoio dentro do governo e a decisão deve sair nesta manhã e ser anunciada por Doria no horário do almoço.

Essas medidas de restrição, porém, não atingem as escolas públicas do Estado, que continuarão autorizadas a funcionar com aulas presenciais, apesar do protesto dos sindicatos de professores. A reunião de hoje também definirá como será a fiscalização do eventual lockdown — em princípio, deve haver somente vigilância com orientação para as pessoas ficarem em casa; se necessário, o Estado autorizará o uso de força policial para cumprir a medida.

HORAH – Informação é tudo