Eleições 2020 – ‘JANELA PARTIDÁRIA’ TEM INÍCIO NA 5ª FEIRA; POLÍTICOS PODERÃO TROCAR DE PARTIDO

Quinta-feira (5) começa a tão esperada ‘janela partidária’ que permitirá aos ocupantes de cargos eletivos mudar de partido sem ser punido por infidelidade. O prazo vai até 3 de abril. Já no dia seguinte (4/4), acaba o prazo para se filiar a um partido e pleitear legenda para disputar as eleições de 4 de outubro. Ou seja, a corrida eleitoral deste ano está começando de fato; o pontapé das campanhas será dado em 16 de agosto.

Com as mudanças impostas pela minirreforma eleitoral, as campanhas passaram de 90 para 49 dias. De agora até o início das disputas, pré-candidatos só não podem pedir voto declaradamente. Fora isso, podem dizer que são postulantes a um determinado cargo eleitoral e aparecer na mídia divulgando projetos, ideias e propostas para o caso de serem eleitos – em outras palavras, podem fazer a ‘construção’ das campanhas deles.

NOVIDADE – Uma novidade para esta eleição está no fim das coligações proporcionais, ou seja, para a vereança. Elas são continuam válidas para as eleições majoritárias, de prefeito e vice. Especialistas acreditam que o número de candidatos a vereador vai aumentar, e bastante, pois os partidos estão de olho na cláusula de barreira em 2022 e vão querer marcar presença nos municípios.

HORAH – Você bem informado