Somente 28 casos positivos de Covid-19, 23 pacientes curados e, até o momento, um óbito confirmado. O informe epidemiológico da pandemia do coronavírus em Marília mantém estabilidade há dias, demonstrando que a situação está absolutamente sob controle na cidade. Esses números foram apresentados pelo prefeito Daniel Alonso ao governador João Doria na segunda reunião do Conselho Municipalista, na tarde da 3ª feira (12), por videoconferência.
No início da noite, em live nas redes sociais, Daniel informou ainda que essa estabilidade se reflete também na baixa ocupação de leitos hospitalares. Dos 306 leitos de UTI e de enfermaria disponíveis para a Covid-19, só 14 estão ocupados no momento, inclusive por pacientes de outras cidades. De 42 leitos de UTI, oito estão ocupados; de 104 de enfermaria, apenas seis, mas a cidade ainda dispõe de uma reserva estratégica de mais 160 leitos, o que derruba a taxa de ocupação para 5%.
Como o Estado exige que esse índice esteja abaixo dos 60% para discutir a possibilidade de flexibilizar a quarentena, o prefeito de Marília acredita na viabilidade de reabrir o comércio e retomar as atividades econômicas gradualmente. Daniel advertiu que a situação pode se agravar de um dia para o outro se a população não respeitar as medidas preventivas, mas espera contar com a colaboração de todos na fase de transição do isolamento para o distanciamento social.
Os dois novos casos de Covid-19 na cidade são de mulheres de 38 e 49 anos de idade, que tiveram contato com pacientes que testaram positivo para a doença. Elas foram colocadas em isolamento domiciliar e são monitoradas pela Saúde municipal.
HORAH – Você bem informado, sempre