Família doa órgãos de vítima de AVC isquêmico; transporte foi de avião

Órgãos sendo levados para aeronave da FAB (FOTO: Ass. Impr. HBU/Reprodução)

Avião da FAB fez o transporte dos órgãos doados por familiares de paciente de 46 anos, vítima de AVC isquêmico, que faleceu no Hospital Beneficente Unimar (HBU), onde estava internado. “Foram mais de 4 horas de cirurgia para remoção de todos os órgãos doados. Sabemos que é um momento de muita dor para os familiares, mas eles tiveram a iniciativa de ajudar outras pessoas”, destacou o médico intensivista Piero Biteli.

Somente o pulmão não foi retirado; coração, rins, fígado e córneas, sim. O procedimento foi realizado na 3.a feira (11). O paciente deu entrada ao HBU há 8 dias; após constatada a morte cerebral, a família optou pela doação dos órgãos, encaminhados à Santa Casa de Marília e ao Instituto do Coração (Incor) de SP. Assessoria do HBU acompanhou o transporte dos órgãos até o interior da aeronave, que decolou de Marília para a Capital às 12h50.

Segundo assessoria da FAB, de 2016 até fevereiro de 2023, suas aeronaves transportaram nada mais nada menos do que 1.783 órgãos em 1.569 missões. Fígado e coração são os órgãos mais transportados. Em situações como esta de Marília, a tripulação escalada pela FAB fica de sobreaviso em tempo integral para o cumprimento dessas missões que visam salvar vidas.

HORAH – Informação é tudo