HORAH DESCOBRE DETALHES SOBRE TESTES PRA COVID ‘ENCONTRADOS’ EM 14/1; uso começou 26 dias depois

  • PREFEITO IVAN CASSARO RECEBERÁ DOSSIÊ NA 2ª FEIRA E DEVE DETERMINAR SINDICÂNCIA; CASO TAMBÉM ESTÁ NA CÂMARA
  • JAÚ GANHOU OS TESTES DO BUTANTAN, QUE CHEGARAM PROVAVELMENTE EM JUNHO DE 2020
  • A EXISTÊNCIA DELES FOI RELATADA OFICIALMENTE PELO GOVERNO PASSADO?

O prefeito Ivan Cassaro solicitou e receberá na 2ª feira (8) ‘um dossiê completo’ sobre os 11.950 testes para Covid-19 ‘encontrados’ no NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) da Secretaria da Saúde de Jaú. Com documentos em mãos, cópias de e-mails, registro de diálogos pelo aplicativo WhatsApp e providências tomadas desde então, Ivan deverá determinar abertura de sindicância para apurar oficialmente os fatos e eventuais responsabilidades. “Só espero pela documentação para instaurar a sindicância”, confirmou neste sábado (6) o Coronel Jeferson Bastos, secretário de Governo.

HORAH teve acesso a parte dos levantamentos. Os testes (do tipo eletrônico, cujos resultados são obtidos em 20 minutos e informados ao paciente por mensagem de SMS no celular) foram ‘encontrados’ em 14 de janeiro e passaram a ser utilizados em 9 de fevereiro – até agora, foram usadas 363 unidades. No decurso desses 26 dias, técnicos do Instituto Butantan de SP estiveram em Jaú para treinar a pessoa responsável por repassar o conhecimento à equipe. Dois equipamentos usados na testagem estão operando no PA São Judas e outro começa na UPA Bernardi na 2ª feira – o ambiente teve de ser climatizado e equipado com internet segura para não interromper o procedimento.

Testes rápidos usam gota de sangue: resultado via internet em 20 minutos (FOTO: Reprodução Web)

Os testes não foram comprados pela Prefeitura na gestão passada, como se imaginou inicialmente, mas, sim, doados pelo Butantan a algumas cidades, entre elas Jaú. Porém, não há informação segura se a existência deles foi relatada oficialmente na transição para o atual governo, nem se houve uso parcial do estoque recebido, detalhes que devem constar do dossiê pedido por Ivan. HORAH soube ainda que os testes chegaram à cidade “em junho, provavelmente”, mas não há registro oficial disponível que tenha sido deixado pela gestão passada.

Ivan encomendou dossiê sobre os testes ao secretário Rodrigo Brandão, da Saúde (FOTO: Divulgação)

Sem essas informações até então e preocupado em testar a população para Covid, antecipando tratamentos, Ivan chegou a mandar o projeto de lei nº 02/2021 à Câmara, datado de 8 de fevereiro, para formalizar parceria com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara para compra de testes. O projeto foi retirado no dia seguinte, mesma data em que os testes ‘encontrados’ no NGA passaram a ser usados em Jaú. “O Ivan pediu apuração detalhada de tudo e tomará as providências que forem necessárias”, garantiu o vice-prefeito Tuco Bauab na manhã de hoje. Na 2ª feira, os vereadores oposicionistas Luiz Andretto Jr e José Carlos Borgo apresentam à Câmara o requerimento 163/21 com questionamentos sobre os testes e o projeto de Ivan, prova de que o assunto repercutiu e foi também politizado.

HORAH – A verdade dos fatos