MARÇO FECHA COM METADE DOS ÓBITOS DE FEVEREIRO

NÚMERO DE NOVOS CASOS DE COVID E INTERNAÇÕES EM JAÚ (Foto) TAMBÉM CAÍRAM BASTANTE

O mês de março fechou na última 4.a feira (31) com alívio para o sistema de saúde de Jaú. Depois da explosão dos casos de Covid-19 em fevereiro, reflexo das festas e aglomerações do fim de ano, março registrou 75 mortes atribuídas à doença contra 151 do mês anterior. Enquanto a média diária de óbitos em março foi de 2,41, em fevereiro foram 5,39 óbitos/dia.

Os números fazem parte dos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria da Saúde diariamente e, portanto, são oficiais. A quantidade de novos casos de Covid também caiu muito de um mês para o outro: foram 1.560 em fevereiro, média de 55,71/dia, e baixou para 891 em março, média de 28,74/dia. Outra boa notícia de março foi que o número de curados superou o de novos doentes: foram 1.050 no total, 33,87 curados/dia.

Também houve redução na quantidade de internações por Covid na Santa Casa de Jaú, único hospital com atendimento porta-aberta SUS na cidade, para enfrentamento da pandemia. Em 11/2 foram 142 pacientes internados na enfermaria e UTI; nessa 5.a feira (1/4), eram 80, média diária das últimas semanas. “Parece até que estamos lidando com outra doença”, comenta aliviado o provedor do hospital, Alcides Bernardi Jr.

HORAH – Informação é tudo