Iniciativa do Congresso da Aliança Cooperativa Internacional em 1923, o Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado todo primeiro sábado do mês de julho. E neste mês especial, o destaque é a Unimed Marília, parte da maior rede de cooperativas de saúde do mundo, “que fortalece a comunidade e promove o bem-estar por meio de seus princípios cooperativistas”, diz nota divulgada nesta data.
Marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria de planos de saúde, a Unimed foi fundada em Santos em 1967 e hoje é formada por 341 cooperativas médicas no País, com mais de 118 mil médicos cooperados, 19 milhões de beneficiários, 29 mil hospitais, clínicas e serviços credenciados, além de manter um time de 143 mil empregos diretos. A Unimed ainda possui 144 hospitais próprios, prontos-atendimentos, laboratórios e centros de diagnósticos.
“Em um sistema cooperativo quem tem mais valor são as pessoas, que colaboram entre si com interesses em comum”, observa a nota da Unimed Marília, que segue princípios orientadores do cooperativismo. Entre eles, destacam-se a adesão voluntária e livre, a gestão democrática, a participação econômica de seus membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e o interesse pela comunidade.

Presidente da Unimed Marília, Dr. Ruy Yoshiaki Okaji lembra que, “ao longo dos anos, nossa cooperativa tem desempenhado papel crucial ao promover a cooperação, a igualdade e o desenvolvimento sustentável”, justamente em um mundo “frequentemente marcado por individualismo e competição acirrada”. É aí que a Unimed se destaca “como alternativa valiosa, onde o sucesso é compartilhado e a solidariedade fundamenta cada ação”.
Dr. Ruy acrescenta, ainda, que “o cooperativismo tem efeito multiplicador, gerando um ciclo virtuoso de impacto positivo”, que “cria empregos, apoia iniciativas sociais e promove o bem-estar geral da comunidade”. O presidente da Unimed Marília espera que neste mês sejam reforçados “os laços, inspirando novas gerações de cooperados para compartilhar a mensagem de que, juntos, somos mais fortes e capazes de superar qualquer desafio”.