MST faz mais uma ocupação na região, dessa vez de fazenda em Agudos

MST no momento da chegada à fazenda em Agudos, nesta 2.a feira (FOTO: MST/Divulgação)

Fazenda Globo Suinã em Agudos, região de Bauru, foi ocupada nessa 2.a feira 15 por integrantes do MST. A área é de cerca de 850 hectares e faz parte do Núcleo Colonial Monções, “ilegalmente arrendado para a Usina Zilo Lorenzetti, que tem sede em Lençóis Paulista”, segundo informações do próprio MST, que reivindica a destinação da terra para famílias acampadas na região há anos.

De acordo com o movimento, “as terras são públicas”, adquiridas pelo governo federal em 1909 para fins de colonização, “mas desde a década de 1930 estão sendo exploradas de forma irregular por grandes grupos econômicos”. Parte da área do Núcleo Monções já foi destinado para formação do Assentamento Zumbi dos Palmares em Iaras, outro município na região de Bauru, “onde moram 437 famílias”.

Porém, o MST afirma que “ainda existem em torno de 40 mil hectares sendo grilados por empresas, inclusive estrangeiras” (a ‘grilagem’, no caso, vem da descrição de uma prática antiga de envelhecer documentos forjados para conseguir a posse de determinada área). Por meio de nota, o movimento diz que “segue em luta reafirmando que terra pública deve ser destinada à reforma agrária e à produção de comida”.

HORAH – Informação é tudo