Bares, restaurantes, pesqueiros, academias, praças de alimentação e outros poderão abrir a partir do dia 27
Projeto de lei da Prefeitura encaminhado à Câmara de Marília permite a reabertura de vários setores da economia que ainda estão fechados ou funcionando sob restrições rigorosas. O anúncio foi feito na tarde desta 6ª feira (17) pelo prefeito Daniel Alonso, em entrevista coletiva à imprensa. Caso aprovado pelos vereadores, entrará em vigor dia 27, última 2ª feira do mês. “Isso é possível porque estamos em situação relativamente tranquila, com queda na variação dos óbitos e estável no registro de novos casos de Covid-19”, justificou Daniel.
COMO FICA – O projeto estica de 4h para 6h diárias o funcionamento do comércio em geral, prolonga atividades nos shoppings das 12h às 20h, libera praças de alimentação, restaurantes, bares e lanchonete na cidade, sempre com respeito aos protocolos da Vigilância Sanitária para evitar a propagação do coronavírus. Salões de beleza, barbearias, escolinhas de futebol, pesqueiros, academias e outros também serão liberados com a aprovação do projeto. “Acredito que haverá aprovação unânime dos vereadores”, disse o prefeito.
BOAS NOTAS – Também nesta 6ª, a reclassificação do Plano SP manteve a região de Marília na fase Laranja, que permite o funcionamento de serviços considerados não-essenciais. “Nossa última semana epidemiológica (de 5 a 11/7) teve nota 4 na capacidade do sistema de saúde, o que corresponde à fase Verde; nota 3 na evolução da epidemia, que é fase Amarela; e, na taxa de ocupação de leitos de UTI, mais uma vez a nota 4, Verde”, explicou Luciano Vilella, da Vigilância Sanitária. Ele disse que segue o rigor no controle e fiscalização dos asilos, empresas e circulação de pessoas nas ruas.
MAIS LEITOS – Secretário da Saúde, Cássio Pinto Jr, o Cassinho, informou que a oferta de leitos para Covid na cidade ficará “ainda mais confortável do que já está”. Segundo ele, serão mais 13 leitos entre HBU e Santa Casa e oito no HC, totalizando 21. “Isso vai impactar positivamente na taxa de ocupação, trazendo mais tranquilidade para nossa população”, explicou. Além disso, a cidade ganhou cinco desfibriladores da JBS para PA Sul e Samu e, semana que vem, mais cinco eletrocardiógrafos que ajudarão os médicos da atenção primária a adotar protocolo medicamentoso precoce e não impositivo para sintomáticos respiratórios – os médicos já foram treinados para isso.
HORAH – Você bem informado