O governador João Doria anunciou nova reclassificação do Plano SP com base em números oferecidos pelas secretarias municipais da Saúde das cidades de cada região do Estado. Nesta 6.a feira (17), apenas uma mudança: a região de saúde de Piracicaba recuou da fase Laranja para a Vermelha, a mais restritiva de todas, em que apenas serviços essenciais podem funcionar (farmácias, açougues, padarias, supermercados, postos de combustíveis).
Segundo o governador, a região de Piracicaba foi rebaixada na classificação estadual por um motivo gritante: a taxa de ocupação das UTIs bateu em 84%. As demais regiões foram mantidas como estavam. As de Presidente Prudente, Marília e Bauru, onde está localizada a cidade de Jaú, permaneceram na fase Laranja, que permite abertura de alguns serviços não essenciais, como comércio e shoppings.
MARÍLIA – Em Marília, boletim epidemiológico divulgado às 11h de hoje registrou o 18.o óbito na cidade: homem de 77 anos, portador de doença pulmonar crônica e dependente do uso de oxigênio. Há ainda um óbito suspeito. A cidade também contabiliza 687 diagnósticos positivos de Covid-19, sendo que 120 estão em transmissão. Por fim, há 38 pessoas internadas nos hospitais da cidade, apenas 8 confirmadas com Covid.
JAÚ – Em Jaú, setores produtivos aguardam com muita ansiedade o anúncio de possível decreto municipal que pode restringir abertura de algumas atividades econômicas. Há possibilidade inclusive de fechamento de alguns setores em funcionamento, como restaurantes, segundo o presidente do Sincomércio, Beto Pena. O prefeito Rafael Agostini deveria editar o decreto na 5.a feira (16), alegando piora dos números da Covid na cidade, mas não o fez. Ficou teoricamente para hoje.
HORAH – Você sabe mais