Vira-virou – RAFAEL MANDA FECHAR RESTAURANTES E SALÕES; COMÉRCIO RESISTE

Rafael, em 18/6, afirmou que testagem em massa era 'jogada política' e não jogaria dinheiro fora com isso: mudou de ideia (FOTO: Reprodução TV Câmara)

Depois de espera cruel de quatro dias, finalmente o prefeito Rafael Agostini publicou decreto que prorroga a quarentena do coronavírus até dia 30 e que impõe novas restrições às atividades econômicas em Jaú, a partir da próxima 2.a feira (20). Volta a situação anterior em que só o comércio geral, shoppings, escritórios, imobiliárias e concessionárias de veículos podem funcionar, além das atividades consideradas essenciais, como farmácias, supermercados e postos de combustíveis.

O novo decreto de Rafael estabelece horário de trabalho para esses setores das 12h às 16h, de 2.a a 6.a feira, fechando aos sábados. As mesmas 4 horas diárias valem para shoppings e galerias. No caso dos shoppings, praças de alimentação continuam impedidas de fazer atendimento presencial — somente drive thru e delivery. Esses são setores permitidos na fase Laranja do Plano SP, onde a região de Jaú foi mantida pelo Governo do Estado hoje.

Setores que abriram recentemente por força de decreto municipal de Rafael, como restaurantes, pizzarias, salões de beleza, barbearias e academias (somente com prescrição médica) terão de fechar as portas para o atendimento presencial a partir da 2.a feira. O que for possível, atenderá também nos sistemas drive thru e delivery; estética e beleza, apenas no atendimento domiciliar. Bares e lanchonetes, fechados há 120 dias, continuam impedidos de trabalhar pelo prefeito Rafael.

HORAH – Você sabe das coisas